logo

osteriafrancescana home 3

Eleito em 2018 como o melhor restaurante do mundo pelo júri da Restaurant, o mais prestigiado prémio do género, a casa do chef Massimo Bottura figura reputadíssima entre os seus pares, é um espaço pequeno e discreto decorado com requinte mas simplicidade.

O chef Bottura utiliza o conceito de “território mental” (no sentido em que “território” é aplicado aos vinhos, o “terroir”) para definir a sua cozinha; isto significa que estando situado em Modena, Itália, utiliza de bom grado os produtos locais como o parmesão ou a mortadela, mas abre-se a toda a história de experiências do chef, como sejam as aprendizagens que teve com Alain Ducasse ou Ferran Adriá, entre outros.

A sua cozinha é assim a história das suas memórias, o que significa reinventar por exemplo a sandes de mortadela. O gelado de foie gras com vinagre balsâmico é uma das estrelas da casa, a par do fantástico parmesão em cinco texturas ou das receitas criativas e sofisticadas com que trabalha a pasta.

Vale a pena recorrer ao escanção para aconselhamento de um belo conjunto de vinhos italianos de top.

A Osteria Francescana é surpreendentemente acessível para um restaurante tão premiado e com tanto prestígio, e o menu degustação termina com uma conta final de cerca de 250 euros.

Um excelente e imprescindível restaurante que é uma visita fantástica para os membros da DellaSol club em férias italianas.

Convém reservar com muita antecedência.