JAIPUR

JAIPUR

Esta cidade indiana, capital do Rajastão, surpreende-nos pelo seu urbanismo exótico.

É conhecida como a “cidade cor-de-rosa”, desde que o seu Marajá a mandou pintar dessa cor em 1876 para uma visita do Príncipe de Gales, e desde essa data é pintada todos os anos.

O seu centro oferece o ambiente único de uma cidade indiana com os seus bazares e desemboca no imponente Palácio da Cidade.

O Forte de Amber, o Hawa Mahal, o Jal Mahal (Palácio da Água) e o Observatório Astronómico Jantar Mantar, construído em 1728, são igualmente atracções a visitar. No final de Março ocorre a Holi, ou Festa da Primavera, com as suas procissões de elefantes e desfiles de homens de turbante e mulheres de Sari, e a 14 de Janeiro o Festival da Pipa, em que centenas de pipas voam pela cidade em luta pelo domínio dos ares.

A cidade está situada numa zona árida e semi-desértica, pelo que se desaconselha a viagem nos meses do seu longo verão, onde as temperaturas chegam facilmente aos 45 graus celsius.

Também a curta época das monções não é a melhor pelas suas chuvadas constantes, pelo que o Inverno (de novembro a março) é o ideal. Jaipur é das cidades indianas mais bem organizadas, com ruas largas e acolhedoras, e também a sua rede de hotéis impressiona pela variedade e adequação aos padrões de excelência.

Para comer não perca o Four Seasons ou o Peacock; lembre-se que devido ao cambio a India é dos melhores países para experimentar um restaurante de luxo a um preço que a si lhe vai parecer muito razoável!

Facebook
Twitter